Ortotripsia

O que é?

Chamado de TOC ou “ortotripsia”, o tratamento consiste na emissão de ondas de alta energia no local lesionado. As ondas de energia passam por meio dos tecidos moles e, na área inflamada, dissipam-se e estimulam o tecido a liberar substâncias anti-inflamatórias, regenerando-o e ainda ativando os mecanismos de defesa do corpo.

A ortotripsia é utilizada em diversas doenças ortopédicas, como tendinites e bursites de ombro, cotovelo, quadril, joelho, pé, tornozelo, além de conferir bons resultados no tratamento de dores musculares na região da coluna vertebral (trigger points e síndrome dolorosa miofascial/fibromialgia).

Este tratamento é aceito pelo Conselho Federal de Medicina, fazendo parte da tabela de procedimentos médicos CBHPM desde 2003 e com pareceres favoráveis de Conselhos Regionais de Medicina. Tem aprovação para uso médico no FDA nos Estados Unidos e na CE da Comunidade Européia.

É um método praticamente indolor e não invasivo, através de ondas acústicas, que vem sendo utilizado com sucesso no meio médico, tendo satisfatórios resultados em 75% a 80% dos casos. A indicação de terapia por ondas de choque deve ser estabelecida para pacientes avaliados do ponto de vista clínico e com apoio diagnóstico de exame de imagem: radiografia, ultrassom e/ou ressonância magnética.

Indicações da Ortotripsia:

Efeitos colaterais da Ortotripsia:

Os efeitos colaterais geralmente são mínimos, quando existentes. Tais como: dor local, vermelhidão, aumento da sensibilidade da pele e pequenos hematomas, sem a necessidade de tratamento.