Instabilidade no Ombro

O que é a Instabilidade no Ombro?

O ombro é a articulação mais móvel do corpo, e consequentemente a mais instável. A grande mobilidade do ombro depende do complexo e perfeito funcionamento de várias estruturas como músculos, tendões, ligamentos, labrum  (lábio) e arcabouço ósseo que devem estar em perfeita harmonia para não gerar instabilidade do ombro. Muitas vezes referida como luxação, deslocamento ou ombro “fora do lugar”, na maioria das vezes decorre de algum trauma especifico ou micro traumatismos de repetição. 

Na maioria dos casos, o primeiro episódio de luxação ou deslocamento do ombro acontece com um trauma maior, desencadeando bastante dor e impossibilidade de movimentar a articulação. Quando isso acontece, na quase totalidade dos casos, a luxação do ombro precisa ser reduzida (colocada no lugar) por um ortopedista. Procure um ortopedista especialista em ombro da Clínica de Ortopedia Ortholife em Brasília para maiores informações.

LESÕES CAUSADAS PELA LUXAÇÃO DO OMBRO:

Apesar do ombro ter sido reduzido (“colocado no lugar”), o evento traumático inicial que gerou a luxação, causa lesões definitivas como lesão do labrum (lábio), ligamentos, tendões do manguito rotador e lesões ósseas. Por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em ombro para sua avaliação clínica.

Algumas dessas lesões descritas como lesões de Bankart em laudos de ressonância magnética aumentam a já intrínseca instabilidade do ombro, fazendo com que eventos traumáticos menores, ou seja, de menor intensidade causem novos episódios de luxação do ombro, como por exemplo, ao levantar o braço.

A LUXAÇÃO DO OMBRO DE REPETIÇÃO:

A cada novo episódio, essas lesões do labrum ou lesões de Bankart podem aumentar, tornando-se um ciclo vicioso, por isso a importância de se consultar com um ortopedista especialista em ombro para o correto diagnóstico e tratamento. Em Brasília, a Clínica de Ortopedia Ortholife conta com os ortopedistas especialistas em ombro, capacitados tecnicamente para avaliar dores provenientes de luxações ou deslocamentos do ombro e sugerirem o tratamento mais adequado.

COMO É O TRATAMENTO PARA LUXAÇÃO DO OMBRO:

A depender do tamanho da lesão labral do ombro, idade do paciente, tipo de trabalho, exigência/demanda e esporte praticado, o tratamento é definido. Pode ser fisioterápico, reforço/reequilíbrio muscular e até mesmo cirúrgico.

COMO É a CIRURGIA PARA LUXAÇÃO DO OMBRO:

A cirurgia em sua grande maioria dos casos tem duas opções, podendo ser artroscópica (por vídeo) ou aberta. Na cirurgia artroscópica, ou reparo artroscópico, são feitas discretas incisões, chamados de portais, por onde entram câmeras ópticas do diâmetro de uma caneta esferográfica e por onde é feito o reparo da lesão labral.

Em certos casos, em que a lesão do ombro é maior e já existe uma perda óssea da glenoide (área da escápula que se articula com o úmero), e o nível de atividade física ou laboral do paciente é mais intensa, pode ser optado pela cirurgia aberta. Na maioria dos casos é feita a cirurgia de Latarjet, onde um enxerto autólogo (osso do próprio paciente) é colocado no local onde houve a perda óssea.

Logicamente que cada caso deve ser individualizado, e por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em ombro para sua avaliação clínica.

O QUE FAZER SE O OMBRO SAIR DO LUGAR?

A importância de se procurar um ortopedista especialista em ombro no primeiro episódio de luxação (mesmo que não volte a acontecer outros episódios) é justamente ter o diagnóstico preciso e mensurar o tamanho da lesão ocorrida.

Essa precaução deve ser tomada visto que, o ciclo vicioso das luxações e lesões causadas por cada novo episódio de luxação, não se torne um evento corriqueiro, muitas vezes acontecendo em situações bastante banais como trocar a roupa, se espreguiçar ou até mesmo dormindo. 

Com base em tudo isso, quando precisar de Clínica de Ortopedia em Brasília, procure os nossos ortopedistas para tratar instabilidade no ombro e entre em contato com a Clínica Ortholife!