Manguito Rotador

O que é o Manguito Rotador?

O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano, e está diretamente relacionada à grande parte dos movimentos que fazemos diariamente por mais simples que sejam. Muitas vezes esses movimentos são automáticos e nem percebemos, a não ser que estejam nos causando desconforto, dor ou mesmo estejamos impossibilitados de fazê-los.

realização desses movimentos depende de uma complexa inter-relação entre músculos, tendões, ligamentos, cápsula e arcabouço ósseo, mas principalmente da ação dos músculos, mais precisamente dos músculos do manguito rotador.

O manguito rotador é um grupo de quatro músculos, sendo eles o supraespinhal [supraespinhoso], infraespinhal [infraespinhoso], subescapular e redondo menor.

Procure um ortopedista especialista em ombro da Clínica de Ortopedia Ortholife em Brasília para maiores informações.

COMO OCORRE A LESÃO DO MANGUITO ROTADOR?

Com o passar do tempo e a grande demanda exigida por esse grupo de músculos em todos os movimentos do ombro, eles podem sofrer lesões desde degenerações a rupturas, sejam elas parciais ou completas.

Essas lesões, além de causarem dor, que podem ser leves e pontuais em certos movimentos como os que fazemos com o braço acima do ombro ou atrás da linha do corpo, pegando um objeto no banco de trás do carro, por exemplo, ou mesmo uma dor mais intensa mesmo em repouso, principalmente a noite e quando o tempo fica mais frio, também podem causar perda de força e até mesmo impossibilidade de realizar as atividades diárias por mais simples que sejam. Por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em ombro para sua avaliação clínica.

O diagnóstico dessas lesões depende de uma boa anamnese [conversa durante consulta com seu ortopedista], um exame físico minucioso e exames complementares como a ressonância magnética que pode revelar com mais detalhes o tamanho da lesão, se parcial, completa ou com retração, bem como a qualidade do tendão.

A definição do grau de lesão é importante, pois é ele que vai definir o tratamento preciso para cada caso, podendo ser medicamentoso, fisioterapia, reforço muscular ou cirúrgico. Logicamente cada caso deve ser individualizado, e por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em ombro para sua avaliação clínica.

As lesões do manguito rotador são mais comuns a partir dos 50 anos, mas eventos traumáticos como quedas e acidentes ou microtraumas, como exercícios ou mesmo movimentos diários executados repetidamente de forma errada, podem antecipar essas lesões.

Os tendões do manguito podem ser interpretados como elásticos que precisam estar inseridos em suas duas bordas para que com a contração consigam realizar o movimento. Quando existe uma ruptura, esse “elástico” pode sofrer uma retração dificultando que seja reparado (colocado de volta em seu lugar), além disso, em lesões antigas o tendão tende a estar mais degenerado (o desuso de um músculo piora sua qualidade), por isso a importância de se procurar um ortopedista especialista em ombro mesmo em sintomas iniciais como desconforto em certos movimentos, para que seja realizado um diagnóstico mais precoce e um tratamento adequado seja instituído.

Com base em tudo isso, quando precisar de Clínica de Ortopedia em Brasília, procure os nossos ortopedistas para tratar lesão do manguito rotador e entre em contato com a Clínica Ortholife!