Como é a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior?
Praticantes de esportes de alta demanda física, como o futebol, o vôlei, o tenis e o basquete, têm maior probabilidade de lesionar o ligamento cruzado anterior.
O mecanismo de trauma mais comum na lesão do LCA é a entorse do joelho, associando uma rotação interna do fêmur/coxa (para dentro) a uma rotação externa da perna (para fora).
Outros mecanismos que podem ocorrer: mudança rápida de direção; parar de uma vez; reduzir a velocidade durante uma corrida; apoiar os pés incorretamente depois de um salto; contato direto ou colisão, como um desarme no futebol.
Quais os sintomas do rompimento do ligamento cruzado anterior?
Em alguns casos o paciente não apresenta a sensação de falseio propriamente dita, mas pode sentir certa insegurança no joelho durante atividades que requeiram maior demanda dessa articulação.
Estes casos podem representar uma lesão parcial do LCA, na qual uma das bandas ainda está íntegra.
Quando o ligamento cruzado anterior é lesionado, geralmente é possível ouvir um estalido e sentir o joelho deslocar-se.
Quais principais sintomas da Lesão do ligamento cruzado anterior?
- Dor e inchaço. Em até 24 horas depois da lesão, o joelho inchará. Se não forem tratados, o inchaço e a dor passam sozinhos. Mas, se tentar retomar as atividades físicas, o joelho estará provavelmente instável, o que pode causar novos danos na cartilagem de amortecimento (menisco) do joelho.
- Amplitude de movimento reduzida.
- Sensibilidade ao longo da linha da articulação.
- Desconforto ao caminhar.
Qual o tratamento para Lesão do ligamento cruzado anterior?
O tratamento para a ruptura do LCA rompido variará conforme as necessidades de cada paciente.
É recomendado ao paciente, o contato imediato com médico ortopedista para avaliação e inicio do tratamento
Independentemente de o tratamento envolver cirurgia ou não, a reabilitação tem um papel vital na retomada das atividades do dia a dia. Um programa de fisioterapia bem aplicado ajudará a recuperar a força e os movimentos do joelho.