O que é a Artrose no Ombro?
A artrose ou simplesmente desgaste articular pode ocorrer em todas as articulações do corpo e é mais comum em idosos. A artrose do ombro, ou da articulação glenoumeral, apesar de ser menos frequente do que as das grandes articulações dos membros inferiores, como joelhos e quadris, que suportam todo o peso do corpo, pode ser bastante incapacitante devido à ampla gama de movimentos do ombro, levando a limitações ou restrições das atividades da vida diária.
A artrose glenoumeral também é comum devido à grande amplitude de movimento dessa articulação, bem como ao número de vezes que a solicitamos nos movimentos mais simples do dia a dia, como beber água, olhar o relógio ou mesmo pegar o celular.
Apesar de ser mais comum com o avançar da idade, traumas ou associações com outros problemas de saúde podem desencadear precocemente o quadro de artrose no ombro.
Procure um ortopedista especialista em ombro da Clínica de Ortopedia Ortholife em Brasília para maiores informações.
O QUE SENTE QUEM TEM ARTROSE NO OMBRO?
No início, o paciente sente dor no ombro apenas em atividades mais intensas, mas com o passar do tempo, além da dor se intensificar e poder ficar mais constante, haverá certas limitações nos movimentos do ombro. Por vezes a pessoa terá que adaptar movimentos (com menor amplitude) para fazer as atividades do dia a dia por mais simples que sejam. Isso exigirá maior amplitude de movimento do cotovelo, do punho e da mão para preservar o ombro. Por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em ombro para sua avaliação clínica.
Apesar da artrose no ombro ser progressiva, ou seja, evoluir com o passar do tempo, o diagnóstico e o correto tratamento podem dar uma sobrevida para a articulação livrando o paciente da dor e possibilitando que exerça suas atividades do dia a dia.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE ARTROSE NO OMBRO?
O diagnóstico depende de uma boa anamnese (investigação da história clínica) com seu ortopedista especialista em ombro, exame físico minucioso, bem como exames complementares de imagem como radiografias, tomografia e por vezes ressonância magnética. Esse conjunto de medidas trarão não só uma dimensão do diagnóstico como também elucidarão o grau de envolvimento articular, ou seja, o nível do desgaste da cartilagem do ombro.
QUAL É O TRATAMENTO PARA ARTROSE DO OMBRO?
O tratamento depende de vários fatores como grau de artrose, idade do paciente, nível de atividades solicitadas, doenças associadas, dentre outros. Logicamente que cada caso deve ser individualizado, e por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em ombro para sua avaliação clínica.
Em casos iniciais, pode-se fazer o tratamento conservador, com grande benefício ao paciente. Este tratamento baseia-se no uso de medicamentos e na fisioterapia (para analgesia, ganho ou manutenção do arco de movimento e um reequilíbrio muscular). Com a progressão da artrose o tratamento cirúrgico pode tornar-se necessário.
EXISTE CIRURGIA PARA ARTROSE DO OMBRO?
Entre os tratamentos cirúrgicos para artrose do ombro, está a artroscopia (cirurgia por vídeo) em que é feita uma limpeza da articulação inflamada/degenerada, podendo ser removidos os osteófitos, formações ósseas surgidas com a evolução da doença (os famosos “bicos de papagaio”).
Outra opção de tratamento cirúrgico para artrose do ombro é a prótese, onde a articulação já bastante acometida pela evolução da doença, é substituída por implantes, objetivando-se diminuir a dor e melhorar a amplitude de movimento. Hoje em dia existem diversas opções de próteses no mercado, e estas devem ser escolhidas de forma individualizada para cada caso. Em Brasília, a Clínica de Ortopedia Ortholife conta com ortopedistas especialistas em ombro e capacitados tecnicamente para avaliar os pacientes com artrose do ombro e sugerir o tratamento mais adequado.
Com base em tudo isso, quando precisar de Clínica de Ortopedia em Brasília, procure os nossos ortopedistas para tratar artrose do ombro (glenoumeral) e entre em contato com a Clínica Ortholife!