O que é Artroscopia de Quadril?
A artroscopia de quadril teve vários avanços nos últimos anos, possibilitando a realização de vários procedimentos e sendo uma cirurgia menos invasiva, permitindo uma menor agressão cirúrgica, ajudando numa reabilitação precoce e com menor potencial de dor e complicações no pós operatório.
Mesmo não tendo uma abordagem tão ampla quanto à cirurgia aberta, a artroscopia pode ajudar grandemente nos distúrbios do quadril desde a sua realização para a finalidade diagnóstica como também na solução de várias patologias, as mais frequentes são impacto femoro acetabular, lesão labral, lesão ligamentar, corpo livre, condromatose, sinovite, tendinite, lesão condral, dentre outras. Sendo possível através do uso de micro-câmeras e instrumental especial, de pequeno calibre, ter acesso ao interior das articulações sem a necessidade de grandes incisões das cirurgias tradicionais.
As incisões na artroscopia são geralmente de um centímetro podendo ser utilizado 2 a 4 acessos. Ficando frequentemente com um bom aspecto estético no quadril, semelhante as outras artroscopias.
Mesmo com a aparência de ser menos invasivo e complicado para o paciente, a artroscopia exige uma excelente qualificação e treinamento específico dos cirurgiões, pois a articulação do quadril é uma articulação profunda e a com maior grau de dificuldade para sua abordagem, além de necessitar de uma boa qualidade de equipamentos e estrutura hospitalar adequada. Todos os pacientes devem ser devidamente selecionados para este procedimento cirúrgico, sendo avaliadas e esgotadas as outras possibilidades de tratamento.
Maiores detalhes sobre tempo de recuperação pós cirúrgica, prognóstico, tempo de internação, retorno as atividades, explicação detalhada sobre esta técnica e a possibilidade de tratamento por ela, torna-se individual em cada caso devendo ser discutida com o especialista habilitado.