O que é Disco Vertebral?
O disco vertebral localizado entre as vértebras (ou corpos vertebrais) é composto por três componentes: o núcleo pulposo, um tecido cartilaginoso chamado anel fibroso e a placa terminal (superior e inferior).
O QUE É HÉRNIA DE DISCO?
Hérnia de disco nada mais é do que a projeção ou saída do eixo de uma estrutura discal previamente contida no disco vertebral. Isso ocorre através de uma fissura ou orifício.
Dessa forma, a hérnia de disco é a saída do núcleo pulposo através de uma fissura aberta no anel fibroso. A extrusão do núcleo pulposo pode provocar a compressão na medula ou nas raízes nervosas, causando sintomas locais e à distância (irradiação). É a famosa dor nas costas que irradia para a perna ou membro inferior. Muita gente associa esse sintoma doloroso à chamada dor no nervo ciático.
A hérnia de disco pode ser de três tipos. 1) protusa – é aquela hérnia de disco cuja base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro), 2) extrusas – é quela hérnia de disco cuja base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco e 3) sequestrada – é aquela hérnia de disco cujo fragmento migra para dentro do canal vertebral, esta é o pior grau.
Em Brasília, a Clínica de Ortopedia Ortholife conta com os ortopedistas especialistas em coluna com capacidade técnica para avaliarem dores provenientes de hérnia de disco e sugerirem o tratamento mais adequado.
QUAIS OS SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO?
Os sintomas mais comuns da hérnia de disco são dores na coluna localizadas nas regiões onde existe a lesão discal (dor cervical e dor lombar são as mais comuns).
O paciente pode também sentir irradiação da dor para os braços ou irradiação da dor para a pernas, além de formigamento e dormência nas mãos ou dormência nos pés.
Em casos mais graves de hérnia de disco, pode haver perda de força muscular nos membros e até incontinência urinária e/ou fecal. É a chamada síndrome da cauda equina.
O QUE É DEGENERAÇÃO DA COLUNA?
Processos de envelhecimento e o desgaste generalizado da coluna vertebral podem aumentar as chances de se desenvolver uma hérnia de disco. Também são fatores de risco para esse processo degenerativo da coluna os traumas de repetição no esporte, traumas diretos e o fumo.
O sedentarismo é um fator determinante para dores nas costas, não só como predisponente à degeneração mas como fator de risco para dor muscular atribuída à coluna.
COMO FAZER O DIAGNÓSTICO DE HÉRNIA DE DISCO?
No momento do diagnóstico de uma hérnia de disco a história clínica do paciente e o exame físico são fundamentais.
Exames complementares como radiografia simples, tomografia computadorizada, ressonância magnética e eletroneuromiografia ajudam a determinar o tamanho da lesão e a localização da hérnia de disco.
Logicamente que cada caso deve ser individualizado, e por isso é importante que se procure um ortopedista especialista em coluna para sua avaliação clínica.
COMO É O TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO?
O tratamento da hérnia de disco deve ser iniciado logo após o diagnóstico.
Em um primeiro momento, o tratamento da hérnia de disco consiste no uso de medicamentos e também na reabilitação física, lançando-se mão da fisioterapia, do RPG, da acupuntura e outras metodologias.
Orientações posturais, reeducação alimentar e uso de órteses também fazem parte do arsenal de um tratamento conservador para a hérnia de disco.
Casos refratários ao tratamento conservador têm indicação de tratamento cirúrgico. Para diminuir qualquer risco, ao procurar um ortopedista em Brasília para tratar sua hérnia de disco, procure sempre um especialista em coluna.
A depender do tipo e tamanho da lesão, pode-se realizar técnicas menos invasivas como as percutâneas (através de orifícios feitos na pele) até cirurgias convencionais com descompressão medular e/ou artrodese da coluna.
Em casos graves como em uma síndrome da cauda equina, na qual o paciente apresenta perda de força muscular nos membros e até mesmo incontinência urinária e/ou fecal, a cirurgia deve ser realizada em caráter de urgência.
Com base em tudo isso, quando precisar de Clínica de Ortopedia em Brasília, procure entre os melhores ortopedistas para tratar uma hérnia de disco e entre em contato com a Clínica Ortholife!