O que é a Artrose do Joelho ou Gonartrose?
Gonartrose, ou osteoartrose do joelho, é uma doença de caráter degenerativo e progressivo, que provoca a destruição da cartilagem articular e leva a uma deformidade da articulação, podendo ser de origem traumática, infecciosa, pos meniscectomia, lesão ligamentar ou qualquer outra agressão articular, mas também pode surgir sem causa aparente. A gonartrose atinge mais o sexo feminino que o masculino.
Os sintomas comuns são: dor relacionada à atividade física; dor ao repouso; dor noturna; rigidez após inatividade (tempo parado); perda de amplitude de movimento; sensação de insegurança ou de instabilidade; limitação funcional para atividades corriqueiras.
O objetivo do tratamento da artrose está na melhora da qualidade de vida e da função articular do paciente, e é baseado na mudança dos hábitos diários, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, realização de alongamentos e fortalecimentos musculares, uso de condroprotetores orais, infiltrações/viscossuplementação, acupuntura, dentre outros. Na falência dos tratamentos conservadores (não-cirúrgicos) podemos lançar mão de procedimentos cirúrgicos, tais como: osteotomias (a depender dos desvios de eixos no joelho), toilet articular/artroscopia (limpeza cirúrgica da articulação por vídeo para retirada de fragmentos condrais e meniscais, com melhorara da inflamação no joelho) ou até mesmo artroplastia do joelho (prótese).